segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Copa Estado do Ceará de Judô - Saulo Amaral




O Vice- presidente da Federação Amapaense de Judô Saulo Amaral conquistou duas medalhas na Copa de Judô Estado do Ceará realizada neste fim de semana em Fortaleza-CE. Após ficar de fora do sul-americano de veteranos realizado no mês de setembro em Porto Alegre – RS por falta de patrocínio, Saulo Amaral não perdeu o estímulo e continuou o treinamento. Investiu na viagem e o resultado não podia ser outro. Único representante do Estado do Amapá no evento lutou na categoria meio-médio, - 81kg máster/ sênior e no absoluto. Consagrou-se campeão na classe máster derrotando todos os seus oponentes por ippon, o golpe perfeito no judô.
No absoluto (sem limite de peso e idade) ficou com a terceira colocação (medalha de bronze) e também derrotou seus oponentes por ippon, perdendo apenas uma luta por shido (falta). Saulo Amaral desde muito cedo vem representando o Judô Amapaense quase que sozinho:
1994 - foi 5º colocado no Campeonato Brasileiro Junior em Foz do Iguaçu – PR;
1995 - foi o único atleta Amapaense a disputar uma seletiva Olímpica;
1998 - foi campeão Brasileiro;
1999 - chegou às finais da Seletiva - RJ para os jogos Panamericanos de Winnipeg-CAN e campeão do antigo Norte/Nordeste realizado em Belém – PA;
2001 - foi vice-campeão brasileiro militar – SP.
Ficou fora de competições nacionais por seis anos, sendo esta a primeira competição oficial que participa.

“Estou muito feliz com o resultado que consegui aqui no Ceará sinto-me mais forte, confiante e tenho certeza que posso ir além disso. Fiquei fora de uma competição que seria muito importante para mim e com toda certeza para o meu Estado. Por falta de apoio financeiro para custear as despesas com a viagem e hospedagem, não pude ir ao Campeonato Sul-americano de veteranos que ocorreu em setembro deste ano no Rio Grande do Sul. Foi uma pena não ter participado, isso desestimula qualquer pessoa (atleta) é feito toda uma preparação para se alcançar o objetivo e quando isso não acontece , ai pronto, cai por terra tudo aquilo que foi trabalhado. Treinamento, tempo, dinheiro, sonho e esperança que depositam em você, enfim são varias as frustrações. Eu não aceito, não concordo com que atletas do Amapá, se humilhem em gabinetes de parlamentares (vereadores, deputados estaduais e federais) para pedir passagem ou dinheiro para representar o estado em competições nacionais e/ou internacionais, falo isso como judoca e esportista, pois é dever do estado garantir esse direito, uma vez que consta na Constituição Federal e Estadual”.
“Falando um pouco do judô ele trabalha valores morais, disciplina e hierarquia, hoje no Amapá existem mais de 1900 pessoas que praticam judô e praticando as características que a ela se aplica a jovens, crianças e adultos que estão em cima dos ‘tatames’ Amapaense. São vários voluntários abnegados que sedem espaços em suas casas para ensinar o judô. O Brasil vai sediar uma Olimpíada daqui a sete anos e até agora não vi o Amapá falar de qualquer projeto para os jogos de 2016 no Rio de Janeiro, eu gostaria de ver os filhos da minha terra ter o direito de participar de no mínimo uma seletiva olímpica, talvez os gestores do meu estado deixem para amanhã o que era para ser feito ontem.”

“Vim ao Estado do Ceará com recurso próprio e sei que me fará falta amanhã, mais se eu não fizesse. Quem faria por mim? Meu estado!!!!”. Desabafa.

Saulo Amaral foi diretor técnico da FAJ no 1º mandato da atual gestão e eleito vice-presidente neste segundo mandato que se encerra em 2012. Participou neste ano do seminário técnico nacional promovido pela Confederação Brasileira de Judô – CBJ e está implementando no estado tudo o que foi repassado tornando os eventos da FAJ em espetáculo de público, mídia e organização. Competência dentro e fora dos tatames.

SAULO FERREIRA DO AMARAL é Faixa preta 1º DAN
Sargento do Corpo de Bombeiros Militar
Praticante de Judô desde os 11 anos de idade por recomendação médica

Detalhes e fotos do evento: http://fecju.blogspot.com/
http://fecjufotos.blogspot.com/


Antonio Viana
Presidente - FAJ
(96) 8112-9858/9903-0250
Msn: thoniap@hotmail.com
http://judoamapaense.blogspot.com/
http://fajudo.sites.uol.com.br